8º Encontro Diocesano em Defesa da Vida acontece no dia 27 de julho

A Diocese de Santo André promove no dia 27 de julho (sábado), das 8h às 12h, o 8º Encontro Diocesano da Comissão em Defesa da Vida, no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36, Centro da cidade andreense).

Como ação solidária e atendendo aos itinerários do 8º Plano de Pastoral, a inscrição é gratuita e a organização do evento pede a doação de uma peça de enxoval para bebês. As inscrições podem ser feitas pelo link:http://bit.ly/2JNH0BN

O 8º Encontro Diocesano em Defesa da Vida integra programação anual para formação dos coordenadores e representantes paroquiais, abrangendo todas as 105 paróquias da Diocese.

O público alvo são os representantes da Comissão em Defesa da Vida das paróquias, os representantes dos diversos movimentos pastorais, todos os paroquianos e interessados em conhecer e aprender sobre os temas que serão apresentados no encontro.

Programação                       

A 1ª Palestra abordará os temas: “Jovens, linguagem e estratégias para uma nova comunicação pró-vida pacífica e libertadora” e “Mulher, Maternidade e Escolhas – Reflexões sobre a educação afetiva sexual dos jovens”, com a palestrante Maria de las Mercedes Figueroa, especialista em Educação Integral da Sexualidade e fundadora da Associação Filhos da Luz.

“O objetivo é refletir sobre a necessidade de melhorar a comunicação da mensagem pró-vida para conseguir interessar maior número de pessoas nas diferentes marchas e campanhas. Também vamos refletir sobre o flagelo do aborto nos jovens e adolescentes e da necessidade de terem educação afetiva e sexual em valores para que possam desde crianças entender a necessidade do respeito nos relacionamentos humanos e pela vida desde seu início até o fim natural”, explica Mercedes.

Já a 2ª Palestra com o tema: “Adoção: Um ato de Amor” será apresentada pela coordenadora da Comissão Diocesana em Defesa da Vida da Diocese de Santo André, Vera Lucia Vieira Giroldo, que também é advogada especializada em Direito Constitucional, Civil e Tributário.

“O objetivo é trazer a discussão de temas afetos à Defesa da Vida em todos os estágios, da concepção à morte natural, levando subsídios para enfrentarmos as situações de desrespeito e preservação da vida”, conta Vera.

Resultados esperados

Os resultados almejados pelo encontro são as informações sobre os temas escolhidos, a conscientização da responsabilidade de todos na preservação da vida, do acolhimento e do serviço ao próximo, a divulgação de material formativo, no intuito de alcançarmos mais colaboradores e representantes de algumas paróquias que ainda não se fazem representar, na luta pela defesa da vida em todas as instâncias.

8º Plano de Pastoral

De acordo com o casal coordenador diocesano da Comissão em Defesa da Vida, Gilberto Vieira Monteiro e Márcia Aparecida Monteiro, a programação dos eventos do setor está em sintonia com os itinerários de formação do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

“Além dos itinerários formativos, também destacamos o itinerário 8, que trata das ações solidárias, pois a doação de enxoval para bebês tem como objetivo ajudar muitas mães que precisam”, revela o casal.

Leia mais...

18/7/2019

Fonte: https://www.diocesesa.org.br/2019/07/8o-encontro-diocesano-em-defesa-da-vida-acontece-no-dia-27-de-julho/