#SinodoAmazonico: rumo ao documento final

O bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, fez um balanço dos trabalhos e afirmou que conjugar a presença da Igreja com a dimensão social, ecológica e ambiental poderá “garantir que o Sínodo chegue ao final com um documento satisfatório a todos”.

Cidade do Vaticano

Conjugar a dimensão eclesial com as dimensões sociais e ecológicas: para o bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, este conúbio garantirá um documento final satisfatório a todos.

Ao final da segunda semana de trabalhos, Dom Irineu concedeu uma entrevista a Silvonei José:

Dom Irineu Roman - clique aqui e ouça 

A nossa grande preocupação é a evangelização na Amazônia e, como a Rádio vaticano tem falado também, é a necessidade de nós termos discípulos e missionários no meio da Amazônia. Então esta é uma grande preocupação que nós estamos procurando aprofundar neste Sínodo para que possamos superar essa carência de pessoas preparadas para esses ministérios. A evangelização, a missionariedade naquelas comunidades mais longínquas, mais afastadas da Amazônia. Este tem sido um assunto muito presente e também nos círculos menores, em primeiro lugar. E creio que isso trará soluções muito importantes para que possamos ser uma Igreja viva, atuante e presente, missionária em todos os recantos dessa Amazônia.

A segunda questão, é a ecologia integral. Para o bispo auxiliar, as comunidades locais têm a chave da proteção da vida da Amazônia: do meio ambiente, das águas, das culturas. Portanto, conjugar a presença da Igreja com a dimensão social, ecológica e ambiental poderá “garantir que o Sínodo chegue ao final com um documento satisfatório a todos”.

18/10/2019

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2019-10/sinodo-amazonico-documento-final-dom-irineu-roman.html