FRATERNIDADE E VIDA: DOM E COMPROMISSO

Caríssimos paroquianos e amigos, após as celebrações em louvor à Nossa Senhora da Candelária. Unidos à Igreja no Brasil somos convidados a celebrar ao longo desse ano, principalmente no Tempo da Quaresma, a Campanha da Fraternidade. Deus seja louvado por essa riqueza que ilumina o caminho de conversão e profecia para todos os brasileiros.

Com o tema Fraternidade e Vida: Dom e compromisso, queremos chamar todos os homens e mulheres de boa vontade para um mutirão de solidariedade e amor. No caminho da conversão proposto pela rica liturgia do ciclo quaresmal, a nossa grande meta deve ser viver como filhos e filhas do mesmo Pai do Céu, portanto, irmãos e irmãs uns dos outros. Marcados pelo mistério da Cruz e da Ressurreição, busquemos a Unidade, fruto da oração, da acolhida e da missão.

O cartaz da Campanha da Fraternidade é muito caro à História da Igreja no Brasil. Nele vemos a paisagem do centro histórico de Salvador e a figura universal de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Ela que amou incondicionalmente a Cristo presente nos pobres e abandonados e viveu toda a sua vida consagrada a Ele sob a proteção da Virgem Imaculada.

Ensinou-nos na humildade a atualidade da parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), base para o lema da Campanha. Jesus, Bom Samaritano de toda a Humanidade, nos convida constantemente a viver a compaixão. A compaixão gera solidariedade e esta grita a necessidade de um mundo de justiça.

A Igreja caminha pregando e testemunhando a Doutrina Social que recebeu do próprio Cristo denunciando o mal que fere a nossa caminhada de fé e vida e a necessidade de abrirmos horizontes de vida e salvação. Infelizmente, por instrumentalização ideológica e falta de conhecimento, vemos muitos de nossos fiéis a criticar a pregação quando a mesma fala da justiça social, da superação da miséria, da cultura que não pode defender o armamento, da defesa da vida em todos os aspectos. Isso é a doutrina católica, que desde o início do cristianismo conduz nosso caminho e testemunho.

A Campanha da Fraternidade também sofre ataques por parte daqueles que não entendem o significado da mesma no Tempo da Quaresma. Querendo dissociar fé e vida, alguns dizem que a Campanha esvazia a riqueza própria do período. Porém, os exercícios quaresmais da oração, jejum e esmola pressupõem um caminho que a Campanha sempre apresentou e nos fortalece com um gesto concreto. Desde 1964, a Igreja no Brasil se irmana nesse propósito espiritual e missionário. Que saibamos caminhar como Igreja acima de toda e qualquer diferença.

Motivamos os nossos grupos de rua que celebrem com as famílias da paróquia os encontros da Campanha da Fraternidade. Que juntos vivamos as sextas-feiras penitenciais e a Via Sacra.

Que a Quaresma seja um momento propício de penitência, reconciliação e escuta da Palavra de Deus. Preparemo-nos para a Páscoa do Senhor na sinceridade, verdade e caridade.

Muitas bênçãos e perseverança na fé!

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco.