_VIVER EM COMUNIDADE_

_Caríssimos paroquianos e amigos,_

_Este tempo de pandemia tem questionado profundamente os valores que cultivamos na vida pessoal e comunitária. De forma abrupta, vemos famílias traumatizadas pela morte de seus entes queridos, afetadas pelo desemprego, pela insegurança quanto à habitação e à segurança. Com grande tristeza, vemos o racismo sair do obscurantismo. São crianças, jovens, adultos. É a humanidade que sofre por causa do pecado pessoal que se tornou comunitário e estrutural._

_O COVID 19, nome dado ao vírus que gera a doença rápida e mortal, coloca-nos numa reflexão sobre nossos pensamentos e atos, sobre a nossa própria fé. Contemplando numa verdadeira adoração à Santa Cruz, podemos ter o ímpeto de Pedro: “Eu darei a minha vida por ti” (Jo 13,37). Mas a bravata pode virar uma pergunta: “Darás a vida por mim?” (Jo 13,38). E nos momentos difíceis da vida, se nos falta fundamentar tudo em Cristo, caímos facilmente no pecado da negação: negação de Cristo, negação da vida fraterna, negação da própria realidade._

_Realidade para nós cristãos é condição para se viver a fé. O Pai, ao enviar o Filho ao mundo, mostra-nos a necessidade urgente de transformar a realidade. A Encarnação é critério salvífico de um Deus que ama e ama sem condições, ama gratuitamente e nos convida a viver de amor. Amor é dom, graça, movimento, presença de Deus em nós e para nós. Amor não é conceito, psicologismo, amor é protagonismo, é consciência, é liberdade, é realidade. Deus é amor!_

_Uma vida cristã sem uma reflexão profunda da realidade histórica é bajulação, carreirismo, ocasião de autoafirmação, nunca vida de fé, portanto não é vida cristã. Agora, a partir do encontro pessoal, questionador e transformador com Jesus, ser cristão, filho e membro da Igreja, Corpo de Cristo, Povo de Deus, torna-se uma linda e feliz oportunidade de trilhar um caminho de alegrias, esperanças, tristezas e angústias com os passos firmes e graduais no caminho que é Jesus._

_Diante disso, a pandemia, nos possibilitando uma reflexão importante sobre a vida e a sua defesa incondicional, pode ser purificadora. Diante da decisão lúcida de valorizar a vida em comunidade, valorizando a Igreja doméstica, a comunhão na Palavra e na união espiritual a Jesus Eucaristia, queremos com responsabilidade afirmar: “Isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa” (1 Jo 1,3-4)._

_Não pensemos que, com a diminuição das atividades presenciais na paróquia, deixamos de ser Igreja Viva. Pelo contrário! Assumimos a grande responsabilidade de ser uma Igreja mais viva do que nunca, não nos fechando em nós mesmos, nas preferências ou achismos pessoais. Abrimo-nos a uma humanidade, a tantas pessoas que se sentem fora da Igreja, mas que não estão distantes do olhar do Deus e, portanto, do nosso olhar. É indispensável um testemunho lúcido, científico e cheio de fé na Providência de Deus de nossa parte. É tempo de conversão para verdadeiramente evangelizar com cuidado, respeito e carinho, com gestos e atos cristãos._

_A comunidade continua a apresentar seus dons e limites. No exercício do pastoreio, percebemos como devemos crescer, amadurecer, sair da zona de conforto, dos conflitos infantis e egoístas para sermos instrumentos reais do Espírito Santo. Como é duro o caminho da conversão que exige sangue, suor e lágrimas! Mas o sangue, suor e lágrimas que mencionamos aqui não são os propagados por este mundo que flerta com o egoísmo e a violência. Esses sinais manifestam o esforço de uma autêntica vida cristã: pobre, casta, humilde e transparente. É desse remédio que a nossa paróquia precisa também para vencer as pandemias..._

_Enquanto o COVID 19 atinge histórias, sonhos, casas e cidades no Brasil e no mundo inteiro, mostrando nossa indigência e pobreza material e espiritual, vamos em fé procurando arar novos campos, lançando sementes, sendo presença e aprendendo a ser realmente uma comunidade-família, uma comunidade-igreja, verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Muito obrigado a você que é comunidade pela sua fé, entrega de vida e amor. Nossa Senhora da Candelária, intercedei por nós. Amém!_

_Saúde de corpo, alma e espírito! Paz!_

_Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco._