FÉ E PARTILHA

Queridos paroquianos e amigos, vivendo as alegrias da Páscoa do Senhor nossa comunidade caminha de esperança em esperança. Bendito seja Deus que nos faz Seu Povo pelo mistério de Cristo presente na história da humanidade.

Há um ano estava chegando aqui para caminhar com vocês como servidor, pai e irmão. Agradeço a Deus por esse período onde podemos nos conhecer melhor para servir Cristo e a Igreja. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora da Candelária para que nossa paróquia continue a crescer, aproximando os afastados de uma autêntica vida cristã e vivendo um verdadeiro protagonismo evangelizador.

A vida pastoral é exigente, exige conversão pessoal e comunitária, insere-nos na pedagogia de Jesus de resgatar os irmãos e irmãs pelas obras de misericórdia. As iniciativas das pastorais, movimentos, associações e grupos deve ter um único objetivo: aproximar as pessoas de Jesus Cristo e da Igreja, possibilitando-os uma vida de esperança e protagonismo, fruto da conscientização de que somos filhos de Deus e chamados a uma santidade concreta.

A caminhada pastoral exige também a renovação das estruturas eclesiais, tanto no modo de ser Igreja e na estrutura física da comunidade. A formação permanente dos agentes pastorais, a valorização do processo de catequese, o amadurecimento do sentido de nossas liturgias, o serviço prioritário aos pobres, o incentivo ao protagonismo da juventude e o diálogo em vista da transformação da sociedade para a promoção de vida plena para todos, são meios para que promovamos a acolhida e a missão, compromissos assumidos a partir do nosso Sínodo Diocesano.

Na estrutura física, estamos caminhando com as obras de manutenção e reforma dos espaços paroquiais. O tempo, após 10 anos de dedicação solene (29 de junho de 2019), precisa ser mantido. Reformamos a Capela do Santíssimo, recuperando o forro, refazendo a pintura interna e restaurando a porta do sacrário. A estrutura da sacristia foi adaptada e vasos sagrados restaurados. Agora estamos fazendo a manutenção externa e a revisão do telhado. No Centro Comunitário São Paulo VI, inaugurado há 36 anos, precisamos realizar a manutenção externa que é urgente. Por isso, lançamos a campanha “A OBRA CONTINUA” contando com a contribuição de toda a comunidade.

Os agentes pastorais e todos os fiéis devem assumir a campanha afetiva e efetivamente. É a comunidade que mantem a própria comunidade. Somos nós através de doações, eventos, festas, campanhas, dízimos e coletas que mantemos o funcionamento da comunidade e ajudamos a manter as estruturas eclesiais. Portanto, é com o pouco de cada um que podemos realizar muito. A campanha demonstra nosso amor e compromisso comunitário. PARTICIPE!

Estamos no mês do dízimo. O dízimo, fundamentado nas Sagradas Escrituras, é sinal de gratidão a Deus e compromisso com a Evangelização. Conscientes da missão da Igreja, o dizimista autêntico se compromete com a evangelização e a promoção humana. Sem o dizimista a Igreja não caminha. Com o dizimista ativo a Igreja cumpre sua tarefa de mãe e mestra. Agradecemos a todos os dizimistas e rogamos a Deus as melhores bênçãos.

Sabemos que a realidade do país impede muitos fiéis que desejam colaborar com a paróquia de fazê-lo. Mas, rezando uns pelos outros e caminhando com fé e esperança a partilha acontece. Nunca desistamos de fazer de nossas vidas comunhão e participação.

Um abraço paternal e minha gratidão,

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco