PALAVRA DE ESPERANÇA

 

 

Queridos paroquianos e amigos, o mês de setembro na Igreja no Brasil há mais de 40 anos é celebrado tradicionalmente como Mês da Bíblia, uma vez que a 30 de setembro celebramos a memória de São Jerônimo. Na Antiguidade, ele foi o grande responsável por organizar os textos bíblicos a pedido do Papa Dâmaso I e de traduzi-los para a língua popular da época, o latim.

 

A Palavra de Deus é Revelação. Deus vem ao nosso encontro através da força criadora e renovadora da Sua Palavra. Fazendo da história humana lugar de salvação, Deus se inclina e se dá a conhecer, fala a nós, Seu Povo, e deseja fazer de todos uma grande família, uma verdadeira humanidade.

 

Nesses tempos de pandemias, devido a necessidade indispensável do isolamento e do distanciamento social, a Igreja foi chamada pelo Senhor a se redescobrir Casa da Palavra e a fazer de cada lar local propício para sua vivência. O valor indispensável da Igreja Doméstica, sem desmerecer o valor imensurável dos Sacramentos, deu destaque à Palavra na liturgia e na vida. Os altares de nossos lares devem dar destaque às Sagradas Escrituras e ao Crucifixo, como salientou tão bem o nosso amado Papa Francisco.

 

A Palavra de Deus é sempre mensagem para conversão e para esperança. Sem a Palavra de Deus no coração, o cristão torna-se mensageiro de uma má notícia. A Palavra, comunicada plenamente em Jesus, Verbo do Eterno Pai feito carne, atravessa o coração de quem escuta e deve modelar todo o seu agir. Para isso, aquele que a escuta, deve fazer com bom grado e disposição para abraçar um novo caminho de vida e de liberdade. Que tenhamos essa coragem!

 

A Palavra de Deus é comunicação para a vida plena de todos. Num mundo marcado pelo mau uso das palavras e pela abstração de conceitos fundamentais, somos chamados a dar primazia à Palavra Divina, estudando e aprofundado o verdadeiro sentido dos textos sagrados. Longe de romantismo e sentimentalismo, a Palavra é assertiva. Não é propriedade privada do pregador, pelo contrário é jugo para quem prega e quem a ouve. A Igreja, recebendo de Jesus a missão de evangelizar, é guardiã e serva de tão grande mistério revelado: o mistério do amor misericordioso do nosso Deus que fala, salva e caminha com Seu povo.

 

A nossa paróquia iniciou com grande participação da comunidade a Escola de Formação Pastoral. O nosso 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), em sintonia com as deliberações do Sínodo Diocesano, salienta a importância da formação bíblica de todos. É nosso desejo que todos conheçam a Palavra de Deus com maior profundidade, mergulhando nesse mar de riquezas inesgotáveis. Em sintonia com a nossa Pastoral da Comunicação, o conteúdo até agora partilhado em apostilas para os participantes serão transformados em pequenos vídeos que serão publicados em nossas redes sociais. Esperamos que vocês desfrutem desses materiais que, em breve, estarão disponíveis.

 

O anúncio e a pregação da Palavra de Deus na comunidade paroquial animam a missão. Devemos ser sedentos de ouvir e guardar no coração os mandamentos do Senhor, transformando nossas vidas em partilha e comunhão. As etapas de catequese, a formação dos agentes pastorais e a animação das realidades familiares devem estar todas permeadas pelo anúncio da Palavra, centrado no Evangelho do Reino que Jesus proclamou. A Leitura

Orante

da Bíblia, recurso muito incentivado nas últimas décadas na Igreja, é um belo método de uma aproximação