TODA VIDA É VOCAÇÃO

Caríssimos paroquianos e amigos, o mês de agosto na Igreja no Brasil é dedicado às vocações. A partir do Batismo, somos membros do Corpo Místico de Cristo, chamados à santidade e comunhão para viver a vida de acordo com as virtudes humanas e teologais.

O Santo Padre,  Papa Francisco,  publicou a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (2018) chamado à toda a Igreja a uma busca de santidade autêntica diante da crise antropológica e moral que vivemos em nosso tempo. Apresentando o caminho das Bem Aventuranças, o Papa nos convida a imitar a Jesus servindo ao Reino que virá e julgará a todos com justiça.  O caminho das obras de misericórdia espirituais e corporais nos ajudam a buscar uma santidade humilde, discreta e transformadora.

Estamos vendo recentemente o reconhecimento das virtudes heróicas e da santidade de vida de tantos homens e mulheres contemporâneos: São Paulo VI, Santa Teresa de Calcutá, Santa Dulce dos Pobres, Pe. Donizete de Tambaú, Frei Damião de Bozzano e tantos outros que são próximos da nossa realidade. O que eles nos ensinam? O que eles nos inspiram? Como diz o Apóstolo São Paulo: “Já não sou mais eu quem vivo,  é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20). O viver em Cristo mostra -nos que toda vida é vocação.

A santidade tão gritada e atacada em nossos dias mostra -nos que nossa vida tem origem e destino divinos e que esta deve ser promovida e defendida na integralidade, desde à concepção até à morte natural, com direito à alimentação, água,  educação de qualidade,  formação moral, segurança, paz e liberdade.  A defesa da vida e a santidade humana só caminham juntas quando há um olhar amplo da realidade, afastando toda espécie de exclusão e sectarismo.

Promovendo a vida em família,  os ministérios e carismas e fortalecendo a identidade das comunidades eclesiais,  a Igreja Mãe e Serva realiza um grande serviço de animação vocacional, que deve resultar numa verdadeira Pastoral Vocacional.  Mais do que aumentar fileiras nas casas de formação masculinas e femininas, esse serviço pastoral quer conscientizar que todos são chamados à felicidade e que sem a santidade de vida ninguém é realmente feliz.

Nossa Diocese de Santo André caminha para a celebração do Ano Vocacional Diocesano. Nossa paróquia está fundando a Pastoral Vocacional.  Que Deus nos ajude a discernir o serviço necessário para que os sinais do Reino de Deus cresçam entre nós e nos encaminhe para o Reino definitivo.

Nossa Senhora, modelo dos servidores do Reino, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos,  interceda por nós. Amém!

Um abraço e minhas orações,

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco