Natal e Solidariedade

Caríssimos paroquianos e amigos,

Louvamos e bendizemos ao Senhor pelas graças e benefícios concedidos ao longo do ano pastoral que estamos concluindo. Mais do que a realização de atividades, somos abençoados para trabalhar incansavelmente pelo Reino e o crescimento de nossa comunidade.

Há um longo caminho de conversão pessoal e comunitária indicados pela nossa Assembleia Paroquial: conhecimento mais profundo da fé da Igreja, pastoral orgânica, renovação da ação missionária, cultivo de uma espiritualidade inclusiva e equilibrada. As prioridades pastorais serão trabalhadas por nós ao longo do próximo ano sob o eixo da Acolhida e da Missão, como nos indica o nosso Sínodo Diocesano.

Ao mesmo tempo, iniciamos o novo ano litúrgico com as celebrações dos tempos do Advento e do Natal. A mensagem da Encarnação do Verbo de Deus reanima a nossa esperança em poder tomar novas atitudes de fé e vida. Jesus Cristo, Salvador de toda a humanidade, assume a condição humana para nos ensinar como viver com os pés no chão missionário da História, mas com os corações sedentos de Eternidade. Vindo ao nosso encontro na liturgia e na vida, mais uma vez Ele nos impele a sairmos de nós mesmos para encontrá-lo em nossos irmãos e irmãs, nas duras realidades que desafiam o nosso jeito de ser Igreja.

O mistério de Cristo celebrado no Natal abre-nos para uma verdadeira solidariedade. Deus é solidário conosco assumindo a nossa carne ferida. Cura as feridas e dores da humanidade nascendo numa estrebaria, deitado no meio da palha e enrolado em faixas. Sente a dor do desterro, tendo que fugir para o Egito, sente a dor da incompreensão e da falta de acolhida. Seus santos e pobres pais, a Santíssima Virgem e São José, sentem a insegurança de viver em família quando a vida do Filho Amado corre perigo. Mas o Altíssimo vem em auxílio no Mistério para restaurar Seu Povo e chamar todos os povos à verdadeira Vida. Essa é a beleza singular do Natal.

O natal também é tempo de solidariedade para a nossa paróquia. As famílias e as crianças atendidas pelas Pastorais Sociais celebram uma linda festa, organizada com a ajuda e empenho da comunidade. As cestas de Natal são preparadas com alimentos especiais para uma ceia em família. Tudo isso nos leva a acolher Cristo hoje, presente de forma especial nos irmãos e nas irmãs. Porém, a solidariedade cristã ultrapassa esses gestos significativos de partilha. Ela deve nos deixar sempre com uma paz inquieta em vista de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Portanto, que a solidariedade natalina seja uma postura a ser assumida todos os dias do ano.

Que a nossa Novena de Natal seja assumida pelos nossos grupos de rua, pastorais e movimentos para que rezando juntos, como família-igreja, não cansemos de suplicar: Vinde Senhor Jesus e dai-nos a paz! Contemplando o presépio, renovemos em nós o desejo de viver sempre tendo Cristo como centro de nossas vidas e ação evangelizadora, assumindo uma vida humilde e servidora. Amém.

Feliz Natal e abençoado 2020!

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco