Virgem da Candelária, intercedei pelas Vocações

Caríssimos paroquianos e amigos, iniciando mais um ano civil louvamos e bendizemos ao Pai misericordioso por nos ter dado o Seu Filho Unigênito, nascido da Virgem Maria. Contemplando o Menino Deus no presépio podemos mergulhar no mistério do infinito amor de Deus por toda a obra da Criação.

Aguardando a manifestação gloriosa do Senhor na sua segunda vinda, a Igreja celebra unida o mistério da Encarnação e Redenção. As solenidades do Natal e da Páscoa se comunicam, apontando a todos nós a necessidade de assumirmos, diante dos desafios do tempo e da história, os mesmos sentimentos de Cristo (cf. Fl 2,5).

O Papa Francisco presenteou toda a Igreja com a Carta Apostólica Admirilabile Signum, sobre o significado e o valor do presépio. Recordando a santidade de vida e o testemunho de São Francisco de Assis, o Santo Padre convida-nos a aprender a meditar o que a simbologia da cena do nascimento de Jesus quer nos transmitir. Vale a pena uma leitura atenta que gere oração e compromisso.

Diante da cena do presépio, vemos a origem da devoção à Nossa Senhora da Candelária. O relato do Evangelho segundo Lucas (Lc 2,22-39), onde nos detemos na cena da Apresentação do Senhor Jesus no Templo cumprindo a Lei de Moisés, vemos a luminosidade de Deus na vida de Maria Santíssima e de todos que testemunham a Encarnação. O canto de Simeão e o júbilo da profetiza Ana, idosos que cultivaram a esperança dos pobres, profetas e justos de Israel, torna-se o canto do povo e de todas as nações que reconhecem em Jesus o Salvador da humanidade.

A Santíssima Virgem torna-se farol de esperança para nós, trazendo em seu seio virginal o Verbo feito carne. Nos ensina a amar a vontade de Deus sendo Mãe servidora, missionária da misericórdia. Queremos, nesta novena e festa da padroeira, meditar o sim generoso de nossa Mãe para renovarmos nosso sim, abraçando com verdadeiro empenho nossa vocação e missão.

A nossa Diocese de Santo André está celebrando o Ano Vocacional. Olhando para as diversas realidades presentes no Grande ABC, percebe-se a grande necessidade de promover a cultura vocacional nas famílias, escolas, na juventude que trabalha, reza e busca, diante de Deus, construir um projeto de vida. Nossa paróquia, assumindo o desafio da acolhida e da missão, está lançando os primeiros passos para a constituição da Pastoral Vocacional. Queremos chamar a todos, pela oração e trabalho, a abraçar o caminho de santidade onde, com toda certeza, Nossa Senhora é grande inspiradora.

Em comunhão com todas as comunidades e realidades eclesiais do Grande ABC, queremos celebrar a Festa Solene de Nossa Senhora da Candelária renovando nosso sim à evangelização. Que nossos trabalhos gerem unidade, humildade, desapego e autêntico espírito de fé. Conscientes de que nossa comunidade é composta por várias gerações de vocacionados à vida e à santidade, façamos deste tempo todo especial a feliz oportunidade de renovarmos a nossa profissão de fé como verdadeiros discípulos-missionários de Cristo.

Aproveitamos para pedir a todos vocês que façam como intenção especial da nossa novena o desejo de crescer em comunhão, que a Igreja presente no mundo caminhe em Unidade, num verdadeiro espírito de serviço. Sendo o Ano Vocacional tempo de forte conscientização, rezemos para que pastores e fiéis caminhem como Família de Deus e que nunca faltam as vocações necessárias para o bom exercício da missão que Jesus nos confiou (cf. Mt 28,19-10).

Um forte abraço e a certeza das minhas orações,

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco